Corpo Docente
Conceição Aparecida Dornelas
Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG – Residência Médica em Urologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Rio de Janeiro). Mestre em Urologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residência Médica em Cirurgia Geral – Rio de Janeiro, .Residência médica em Anatomia Patológica UFJF- MG. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professora Associada III, para o curso de Medicina.É pesquisadora e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Patologia e do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Ciências Médico-Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.Atualmente exerce o cargo de Vice Coordenadora do Programa de Pos Graduação em Ciências Medico Cirurgias da UFC (agosto 2021- agosto de 2025).
Eanes Delgado Barros Pereira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1984) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades na graduação nas disciplinas de Iniciação ao Exame Clínico, Pneumologia e Cirurgia Torácica. Atualmente é coordenadora da disciplina de Pneumologia e Cirurgia Torácica da UFC. Foi coordenadora do internato de Clínica Médica (2000 a 2004) e coordenadora da Residência em Clínica Médica da FAMED/UFC (2003 a 2008). Foi presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (2003 a 2006) e vice-presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (2014 a 2018). Foi professora do curso MECOR (Methods in Epidemiologic, Clinical and Operations Research) nos anos de 2009 em Botucatu (Brasil), 2010 em Bogotá (Colômbia), 2011 em Guayaquil (Equador), 2012 em Pelotas (Brasil) e no ano de 2013 em Montevideo (Uruguai). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação das Doenças Crônicas Pulmonares e Avaliação pré-operatória. Faz parceria com o professor Martijn, do Center of Expertise for Chronic Organ Failure (CIRO+) – The Netherlands. Colabora com o Dr. Rafael Mesquita, fisioterapeuta, na análise de qualidade de vida em de pacientes com DPOC e elaboração de artigos científicos na área de Pneumologia.
Fernando Barroso Duarte
(1) Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC e Professor Colaborador da Pós Graduação em Ciências Médico Cirurgicas (2) Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e (3) residência em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Onco-Hematologia realizada no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1991 a 1994). (4) Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2016). (5) Pós-doutorado realizado no Fred Hutchinson Câncer Research Center (Fred Hutch)/ Seattle Cancer Care Alliance (EUA) em 2017. (6) Presidente da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea), (19) Membro do Conselho Deliberativo da SBTMO (agosto/2014 a agosto/2018). (7) Médico da UFC desde 1995. (8) Coordena o Centro de Processamento Celular e Núcleo de Medula Óssea (CPC/Hemoce – 2012 até a presente data). (9) Chefe do serviço de Hematologia, (10) Oncologia clínica e do (11) Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH/UFC tendo sido pioneiro na implantação do transplante de medula óssea no HUWC e no estado do Ceará. (12) Coordenador do Internato de Medicina em Hematologia (2011 até a presente data), (13) Coordenador da Residência Médica em Hematologia (2011 até a presente data) e (14) Residência em Transplante de Medula Óssea do HUWC/UFC (2011 até a presente data). (15) Coordenador do curso de atualização em transplante de células tronco hematopoéticas (2013).(16) Fundador e coordenador do programa de Telemedicina em hematologia e onco-hematologia no HUWC/UFC. (17) Médico hematologista da Clínica Oncofor. Investigador principal de estudos clínicos nas áreas de onco-hematologia e transplante de medula óssea. (18) Médico Especialista em Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com prova de título (2014) e atua principalmente nas seguintes áreas: hematologia, onco-hematologia, hemoterapia, síndrome mielodisplásica, anemias e transplante de medula óssea. (20) organizador presidente do XX Congresso da SBTMO 2016 que aconteceu em agosto de 2016 em Fortaleza e (21) 1o Tesoureiro da atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO (mandato Ago/2018 – Ago/2021). (22) Fundador e coordenador do Registro Latino Americano de transplante de medula óssea em mielodisplasia (2016 até o presente momento). (23) Professor no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Christus – Unichristus (2016 até a presente data). (24) Diretor técnico do Laboratório Central de Análises Clínicas (Laboratório CAC) e (25) da Nutriquimio Ltda. (26) Membro da Câmara Técnica Nacional de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (05Jun2018 até o presente momento). (27) Membro da Câmara Técnica Estadual de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. (28) Membro do corpo editorial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT / 2020 até o presente momento).
Francisco das Chagas Medeiros
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Professor Adjunto do Departamento de Saúde Materno-Infantil e Membro do Colegiado no Programa de Pós Graduação em Cirurgia e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ginecologia, com ênfase em Reprodução Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: endometriose, infertilidade, histeroscopia e ginecologia. Foi Vice-Diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará por 6 anos.
Francisco Sérgio Pinheiro Regadas
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Escola Paulista de Medicina (1986) e Doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (1990). Especialização em Colproctologia no St. Mark´s Hospital (Londres) em 1979 e em Colonoscopia em 1981. Especialização em Cirurgia Videolaparoscópica na Universidade de Bordeaux (França) em 1991 e em Ultrasonografia Anorretal na Cleveland Clinic Florida (EUA) em 1997. Estágio pós-doutoral 02/01/2008 a 31/12/2008 na Cleveland Clinic Flórida (EUA). Professor Titular Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará- Departamento de Cirurgia em janeiro de 2011, Coordenador da Disciplina de Didática Médica do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia da FM/UFC. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Membro Titular do CBCD, do CBC e Associado da American Society of Colon and Rectum Surgeons. Ex-Presidente da Sociedade Cearense de Cirurgia, Ex-Presidente e Fundador da Sociedade Cearense de Cirurgia Videoendoscópica, Ex-Presidente da Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia no período de setembro de 2010 a setembro de 2011, nesta ocasião foi Coordenador Geral do 60º Congresso Brasileiro de Coloproctologia e atual Membro do Conselho Consultivo. Membro Honorário da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva em 2012. Membro Honorário da American Society of Colon and Rectal Surgeons (ASCRS) em maio de 2015.
Heraldo Guedis Lobo Filho
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1998-2003). Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza (2004-2006). Especialização em Cirurgia Cardiovascular (2006-2010). Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Membro Habiltado do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial. Titulo de Especialista em Medicina Intensiva. Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Cirurgião Cardiovascular do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.
Jose Alberto Dias Leite
Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Livre-Docente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professor TITULAR do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará, Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceara. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. de 2016-2020, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará 2021 atual . Professor de Ortopedia do Curso de Medicina da UNICHRISTUS. Atua na linha de pesquisa Mediadores e Metabólitos Envolvidos na Resposta ao Estresse.
José Glauco Lobo Filho
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975). Residência Médica em Cirurgia Geral – HC da UFC (1976 – 1977). Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular – Hospital Broussais – Paris – França (1979 – 1980). Mestrado em Farmacologia e Fisiologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Cirurgia Geral (área de Cirurgia Cardíaca) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Professor Associado de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Federal do Ceará. Chefe do Departamento de Cirurgia da UFC 2015-2019. Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, agosto de 2019-atual. Coordenou a equipe, e realizou o primeiro e o segundo transplante cardíaco no Ceará em fevereiro e maio de 1993, respectivamente. Pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil na aplicação e divulgação das técnicas de reconstrução da valva mitral (Plástica Mitral). Pioneiro no estado do Ceará na implantação e consolidação da cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea e sem manuseio da aorta.
José Huygens Parente Garcia
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Professor titular de Cirurgia Digestiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva e Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantidio. Coordenador do Serviço de transplante hepático do Hospital São Carlos de Fortaleza. Membro ativo de programa de pós-graduação do Departamento de cirurgia da UFC, orientando profissionais em mestrado e doutorado. Atuação principal em cirurgia hepatobiliopancreática, com ênfase no transplante hepático, coordenando a equipe que realizou mais de 2 mil transplantes. Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos no biênio 2020/2021.
Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra
Professor do Magistério Superior, Adjunto-A da Universidade Federal do Ceará,40h, Departamento de Saúde Materno-infanti (2014)l. Professor da Pós Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Supervisor da Residência Médica em Endoscopia Ginecologica da Maternidade Escola Assis Chateubriand da UFC..Observership in Gynecologic Surgery and Reproductive Medicine. (Carga horária: 600h). Centre Internationale de Chirurgie Endoscopique (CICE) e ESTAING Universitary Hospital, Departament of Obstetrics Gynecology and Reproductive medicine, Centre Hospitalaire Universitaire (CHU) ESTAING, Clermond-Ferrand, França Foi membro da Comissão de Ensino e Avaliação da FEBRASGO-AMB. Possui Doutorado em Ciências da saúde (Ginecologia) (2006) e Mestrado em Ciências da saúde (2002) ambos pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo com área de concentração em Uroginecologia e Cirurgia Vaginal. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia TEGO (1999) e Certificado de Atuação em Urodinâmica e Uretrocistoscopia (2001). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando em Uroginecologia e disfunção do assoalho pélvico, Laparoscopia Ginecológica, Cirurgia Vaginal, Endometriose, Prolapso geital, incontinência urinária feminina, urodinâmica feminina, Cirurgia Robótica.
Lucia Libanez Bessa Campelo Braga
Graduada em Medicina (UFC-1982), é especialista em Clínica Médica (UFC). É Mestra (UNIFESP-1987) e Doutor em Gastroenterologia (Medicine/UNIFESP-1993, esquema sanduiche com a Universidade de Virginia) Atualmente é Coordenadora do Programa de Residência em Gastroenterologia e Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Valter Cantideo e professora de Gastroenterologia do Departamento de Medicina Clinica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Principal área de atuação em pesquisa: epidemiologia e fatores de risco associados a infeccão causada pelo H. pylori , estudo da virulência e das doenças associadas ao H. pylori , lesões precursoras do câncer gástrico.
Luiz Gonzaga Porto Pinheiro
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) regime de 40 horas. Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Profº Dr. Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG-Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia.
Márcio Wilker Soares Campelo
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (2001). Mestre em Cirurgia (2009) e doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas pela faculdade de Medicina/Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará (2015). Pós-Doutorado no LABICONTE (CAPES – PROCAD). Tem experiência na área ciências da saúde, atuando principalmente nas seguintes subáreas: angiologia, cirurgia vascular e endovascular, nutrigenômica e desenvolvimento de aplicativos para área da saúde.
Maria Luzete Costa Cavalcante
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas (2023-2025). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (2002), Pós-Doutorado Mayo Clinic College of Medicine de 2006 a 2008. Especialização em Acupuntura pela USP (2000) e Biomedicina do Exercício e do Esporte pela UFC (2012). Atualmente Professora Adjunta da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Médico-Cirurgicas, com alunos de mestrando e doutorado, atuando na linha de pesquisas: Bases neuroanatômicas das terminações nervosas livres e mecanorreceptores por imunohistoquímica e microscopia confocal a laser.
Miguel Ângelo Nobre e Souza
Concluiu o doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Trabalha com endoscopia digestiva, sendo chefe da Unidade de Gastroenterologia e Cirurga Digestiva do HUWC/ Universidade Federal do Ceará/EBSERH. pesquisa sobre a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da doença do refluxo gastroesofágica, doença de chagas, e outras anormalidades digestivas.
Paulo Roberto Cavalcante de Vasconcelos
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (2007) e especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira – AMB / Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN (2017). Obteve o mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará com cooperação técnico/científica da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, com ênfase em biologia celular/molecular, RT-PCR, blotting e DNA microarray (2009). Também possui um doutorado em Ciências Médico-Cirúrgicas pela Universidade Federal do Ceará, com foco em metabolismo/nutracêuticos (2014). Além disso, concluiu um programa de pós-graduação em farmacologia na Harvard University, Massachusetts, EUA, com ênfase em RNA mensageiros (2021). É membro científico da ASPEN – American Society for Parenteral and Enteral Nutrition. Também envolvido em um projeto de educação popular continuada para adultos chamado “Ciência do Povo”. Atua como professor adjunto em Nutrologia no Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará e sou professor permanente da Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas na mesma universidade.
Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1979), residência em Cirurgia Geral realizada no Hospital Geral de Fortaleza (1982) e doutorado em Cirurgia Geral – Universidade de Oxford (1987). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiôes (TCBC). Membro honorário do Colégio Real de Cirurgiões (HonFRCS), Inglaterra [1983-1987]. Research Fellow do Departamento de Cirurgia Nuffield/Hospital John Radcliffe/Oxford do Serviço Nacional de Saúde Inglês (NHS) [1983-1987]. Especialista em Nutrição pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral/AMB. Atualmente é PROFESSOR TITULAR do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará. Membro Titular da Academia Cearense de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nas seguintes áreas: metabolismo, terapia nutricional e nutrologia. Coordena o Grupo de Pesquisa de Metabolismo e Estresse da Universidade Federal do Ceará/CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cirurgia 09/1993 a 02/2014 Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Médico-Cirúrgicas de fevereiro de 2014-2018. Coordenador Interino do Programa de Pós Graduação em Ciências Medico-Cirúrgicas da Universidade Federal do Ceara,(Mestrado e Doutorado), com conceito 05 emitido pela CAPES. Coordena o Módulo de Nutrologia (obrigatório) da graduação do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina/UFC desde 2003. É chefe do Serviço de Nutrição Parenteral e Enteral do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia Cearense de Medicina, Membro do Corpo Editorial dos periódicos: Acta Cirúrgica Brasileira, Revista Brasileira de Nutrição Clínica e da Revista de Pesquisa Médica da Faculdade de Medicina/UFC. Participante do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (Medicina III) da CAPES no período de 1998-2014. Pesquisador do CNPq nível 2. Publicou 94artigos em periódicos, 02 livros e 10 capítulos de livros. Orientou 49 mestres, 16 doutores e 34 alunos de iniciação científica. Detentor de uma (01) patente.
Ricardo Reges Maia de Oliveira
Professor adjunto de urologia na Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2000), tem residência médica em cirurgia geral (2002) e urologia (2006) na Universidade Estadual de Campinas.É Doutor em Cirurgia (2009) pela Universidade Estadual de Campinas. E seu maior nível de pós-graduação é pós-doutorado com bolsa pós-doutor (DCR) nível “C” pelo CNPq/ FUNCAP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica. Atual na linha de pesquisa de disfunção miccional e sexual.
Sthela Maria Murad Regadas
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1999) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Pós-Doutorado (CAPES) na Cleveland Clinic/ Florida (2008-2008). Atualmente é professora Associada IV de Cirurgia Digestiva do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará. Chefe do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio- HUWC- UFC. Coordenadora da Unidade de Disfunção do Assoalho Pélvico Hospital São Carlos – Fortaleza- CE. Responsável pelas Pesquisas Clinicas e Cirúrgicas do Serviço de Coloproctologia do HUWC-UFC e Hospital Sâo Carlos. Tem experiência na área de Medicina, Cirurgia Experimental com ênfase em Cirurgia Colorretal, atuando principalmente nos seguintes temas: Video-laparoscopia, Tratamento de Neoplasia de reto, Cirurgia Anorretal Complexa, Disfunções do Assoalho pélvico, Ultrassonografia Anorretal – desenvolvimento de novas técnicas e modalidades de Tratamento das Disfunções Pélvicas – Neuromodulação Sacral, Cirurgias Pélvica e Reconstrução Perineal. Professora da Pós-Graduação (2006), Orientando Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Ministrando disciplinas de pós-graduação. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia-SBCP; International Fellow of the American Society of Colon and Rectal-ASCRS; Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva; Maestra de la Coloproctologia Latinoamericana; Member of the ASCRS Work Group Clinical Consensus Statement: Pelvic Floor Ultrasound e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia -SBCP – 2018-2019 ; Honorary Fellows of the American Society of Colon and Rectal-ASCRS.